O internacional basquetebolista cabo-verdiano Ivan Almeida, profissional na equipa portuguesa do Vitória de Guimarães, descarta a possibilidade de jogar na fase final do campeonato de Cabo Verde edição 2012/13, alegando «compromissos profissionais».

Considerado o melhor basquetebolista cabo-verdiano da atualidade, Ivan Almeida tem vindo a reforçar a equipa do basquetebol do Bairro nos últimos dois anos, durante os jogos do campeonato de Cabo Verde, juntamente com o irmão Joel Almeida, tendo inclusive conduzido a formação canarinha ao título de campeão de Cabo Verde.

Atualmente, a militar no basquetebol profissional português, depois de uma passagem por uma equipa universitária dos Estados Unidos, Ivan, 24 anos, tornou-se rapidamente num dos melhores jogadores deste campeonato, razão pela qual conquistou o prémio do MVP da fase regular do principal campeonato de basquetebol de Portugal.

Com as cores da equipa representativa da cidade-berço de Portugal, Ivan Almeida conquistou a taça de Portugal, logo numa final disputada ante os campeões em título do Benfica.

Formado na escola Amibasket, em Achada Santo António, pelo professor Romero, Ivan tem sido peça determinante da seleção de Cabo Verde. No torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, voltou a conquistar o prémio do MVP ao ajudar, de forma decisiva, a seleção crioula “Tubarão Martelo” a qualificar-se para o Afrobasket’2013, a ser disputado em Abidjan, Costa do Marfim.

Na equipa do Vitória de Guimarães, Ivan tem a companhia do irmão Joel Almeida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.