O ciclista espanhol Alejandro Valverde juntou nova vitória ao triunfo na geral da Volta a Castela e Leão, prova em que o português Joni Brandão (Efapel) fez terceiro, depois de terminar em segundo na última tirada.

Depois de vencer a segunda etapa, em Fermoselle, e ficar a três segundos da liderança do companheiro colombiano Carlos Betancur, Valverde assumiu o papel de chefe de fila para conquistar a segunda tirada consecutiva, em 4:15.51 horas, e arrebatar, na subida ao Alto de Candelario, de sete quilómetros, a primeira prova de etapas da temporada.

Na ligação entre Salamanca e Alto de Candelario, de 151,4 quilómetros, Joni Brandão voltou a estar em bom plano, terminando em segundo e garantindo o terceiro lugar na geral, a 1.06 minutos de Valverde. O dia correu particularmente bem ao pelotão luso, com mais três portugueses a fecharem o 'top-10'.

Frederico Figueiredo (Radio Popular-Boavista), Henrique Casimiro (Efapel) fizeram sexto e sétimo, respetivamente, com o líder do Sporting-Tavira, o italiano Rinaldo Nocentini, a terminar em oitavo. Rafael Reis (W52-FC Porto) foi 10.º, mas acaba a prova espanhola, que teve curta passagem em território português, em sétimo.

Com o triunfo, Valverde prepara da melhor forma as 'clássicas das Ardenas', Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège, os grandes objetivos do ano além da Volta à Itália. Em 2015, o 'bala' venceu ambas, somando a terceira vitória em cada uma das provas.