O ciclista italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation) venceu hoje a Tre Valli Varesine, na qual Nelson Oliveira (Movistar) esteve ao ataque e foi o 11.º posicionado final.

De Marchi cumpriu os 196,7 quilómetros entre Busto Arsizio e Varese em 4:47.04 horas, batendo num ‘sprint’ a dois o compatriota Davide Formolo (UAE Emirates), segundo.

Nos resquícios da fuga e dos favoritos, a 38 segundos, o mais rápido foi o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), terceiro, com Oliveira a fechar este grupo após ter integrado a movimentação certeira do dia.

A corrida decidiu-se quando os dois italianos decidiram deixar para trás o resto da fuga, numa aceleração a cerca de 10 quilómetros da meta que acabou por deixar para os dois a disputa pelo título, favorável ao mais ‘veterano’.

Aos 35 anos, De Marchi regressa aos triunfos, erguendo os braços pela primeira vez desde 2018, no Giro dell’Emilia, e num ano em que já vestiu a camisola rosa, de líder da Volta a Itália, durante dois dias.

O ciclista da Israel Start-Up Nation tinha sido segundo na quarta etapa, então integrando a fuga do dia também com Nelson Oliveira, e subiu à liderança da geral, mas hoje conseguiu pôr cobro a um jejum de três anos sem uma vitória individual numa etapa.

Esta época, o italiano teve ainda outra tentativa ‘à trave’, na Volta à Toscana, e venceu duas corridas, mas não sozinho: o ‘crono’ por equipas da Semana Internacional Coppi e Bartali, primeiro, e depois a medalha de ouro nos Europeus do contrarrelógio de equipas mistas.

Além de Nelson Oliveira, à porta do ‘top 10’ numa de várias corridas em Itália que levam ao último ‘Monumento’ da temporada, a Volta à Lombardia, também Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) participou na prova italiana, concluindo na 28.ª posição, a 3.15 minutos do vencedor.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.