O ciclista português Amaro Antunes (LA-Antarte) conquistou hoje a primeira edição do Grande Prémio Beira Baixa, ao vencer a crono-escalada matinal e ao chegar no pelotão na etapa da tarde.

O exercício individual matutino, com 4,2 quilómetros sempre a subir, em Vila Velha de Ródão, foi determinante para o desfecho da prova, com Amaro Antunes a ser o único corredor a baixar a barreira dos nove minutos.

O ciclista da LA-Antarte concluiu o “crono” em 08.42 minutos, deixando o espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 23 segundos, e o português Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 28 segundos.

Este foi o ‘top-3’ com que se iniciou a etapa da tarde, uns duríssimos 77,5 quilómetros, entre Proença-a-Nova e Oleiros. Apesar de Gustavo Veloso ter atacado, a LA-Antarte conseguiu anular a iniciativa do vencedor da Volta a Portugal, segurando a vitória de Antunes, e permitindo o triunfo na terceira etapa ao fugitivo David de la Fuente (Efapel), que cumpriu o percurso em 02:13.27 horas, à frente de David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista).

“Esta vitória não é minha, é dos meus companheiros. Eles deixaram tudo na estrada para que eu pudesse comemorar este triunfo. A dez quilómetros do fim, as lágrimas vieram-me aos olhos por ver tanto esforço dos meus colegas”, disse um emocionado Amaro Antunes, que hoje voltou a brilhar depois de, há uma semana, ter conquistado uma etapa na Volta ao Alto Tâmega.

As diferenças do ‘crono’ matinal foram as diferenças registadas na classificação geral final, com o pódio a ficar completo com Veloso e Figueiredo.