O ciclista português André Cardoso (Caja Rural) esteve hoje em destaque na Roma Maxima, tendo andado em fuga durante grande parte dos 180 quilómetros da nova clássica italiana, vencida pelo francês Biel Kadri (AG2R).

Kadri e Cardoso integraram a fuga do dia, juntamente com Premont (Crelan), Pim Lightart (Vacansoleil) e Albert Timmet (Argos), com os cinco a alcançarem uma vantagem de 08.35 minutos sobre o pelotão.

Numa jornada com várias montanhas no percurso que ligou Roma a Roma, o francês “traiu” os companheiros de fuga, atacando na última subida, em Campi di Annibale, e fazendo descolar um a um os quatro, com o português da Caja Rural a ser o último a ceder.

Enquanto Kadri seguia isolado na frente, o pelotão, liderado pela Astana, iniciou a perseguição, absorvendo os fugitivos, e esquecendo-se do corredor da Europcar, de tal maneira que Fillippo Pozzato (Lampre-Merida), que chegou à meta 37 segundos depois do francês, levantou os braços para celebrar um triunfo que não era seu.

Cardoso chegou integrado no grupo principal, na 38.ª posição, a 37 segundos de Kadri, que cumpriu a clássica, criada para substituir o Giro de Lazio extinto há quatro anos, em 04:26.27 horas.