O ciclista António Carvalho (LA Alumínios–Antarte) sagrou-se hoje vencedor da Volta a Portugal do futuro, ao vencer a quinta e última etapa da prova, agora alargada a sub-25, na chegada ao parque eólico da Carvoeira, em Torres Vedras.

O elite António Carvalho concluiu os 114,9 quilómetros da tirada, que partiu das Caldas da Rainha, em 2:51.59 horas, impondo-se aos sub-23 David Rodrigues (Liberty Seguros-SM Feira), Daniel Freitas (Anicolor) e António Barbio (CC Bairrada-Flaminia), que chegaram a seis, 12 e 19 segundos do vencedor.

Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), que liderava à partida para a derradeira etapa, não foi além do 24.º lugar, a 1.17 minutos, caindo para o 14.º posto da geral, a 59 segundos, que António Carvalho venceu, com 22 segundos de vantagem sobre David Rodrigues, segundo classificado, e 27 sobre António Barbio.

«Não vou negar que procurava esta vitória desde a minha segunda época como sub-23. Agora estou no segundo ano como elite e a vitória tem um sabor amargo porque tirámos o protagonismo às equipas de clube», referiu António Carvalho, em declarações reproduzidas pela assessoria da prova.

Também hoje chegou ao fim a Volta a Portugal de juniores, que terminou com o triunfo final de Pedro Seabra (Silva&Vinha-ADRAP), depois de ter sido o terceiro a chegar ao parque eólico da Carvoeira, numa tirada vencida por David Ribeiro (Liberty Seguros-SM Feira).

Seabra “roubou” a liderança a João Silva (Alcobaça CC-Crédito Agrícola), relegando-o para a segunda posição, enquanto Paulo Silva (Liberty Seguros-SM Feira) ocupou o último lugar do pódio da competição para atletas com 17 e 18 anos.