O presidente da mesa da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, foi hoje reeleito para o Comité Diretor da União Ciclista Internacional (UCI), tendo sido reconduzido com 42 votos num colégio eleitoral de 45 elementos.

Segundo comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo, Lopes foi o candidato mais votado na sessão que se realizou durante o congresso anual da UCI, que decorre em Bergen, Noruega, à margem dos Mundiais de estrada.

Na sequência da eleição do francês David Lappartient para presidente da UCI, o suíço Rocco Cattaneo assumiu hoje a presidência da União Ciclista Europeia (UEC), em regime interino.

O antigo corredor, de 58 anos, vai liderar a UEC até o próximo congresso do organismo, em março, quando decorrerá a votação para eleger um novo presidente.

Cattaneo era até aqui vice-presidente da UEC, depois de ter integrado o Conselho da UCI de 2005 a 2013 e ter liderado a organização dos Mundiais de Lugano, em 1996.

Lappartient foi eleito presidente da UCI para os próximos quatro anos, com o antigo 'vice' do organismo, de 44 anos, a derrotar o anterior líder, o britânico Brian Cookson, ao ser eleito com 37 votos contra oito do britânico.