Baião vai criar infraestruturas de apoio aos mais de 123 quilómetros de percursos para bicicletas de todo-o-terreno (BTT) que percorrem as serranias do concelho mais verde do distrito do Porto, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.

A infraestrutura comportará, a partir de 2016, balneários, oficina para bicicletas e zona de lavagem, entre outros serviços.

No concelho há quatro percursos definidos, com diferentes graus de dificuldades, que evoluem em direção aos vários pontos de interesse paisagístico, onde ainda podem ser encontradas aldeias de montanha e outro património.

Para Paulo Pereira, presidente da câmara e apreciador da modalidade, Baião tem condições ótimas para atrair muitos adeptos do BTT, de vários pontos do país, que desfrutarão das paisagens, do património e da gastronomia.

O novo equipamento, explicou, resultará de uma requalificação do centro hípico que existe na serra da Aboboreira.

Dali os percursos partem em sentidos diferentes, rumo às serras da Aboboreira, do Castelo de Matos e do Marão, num total de 123,7 quilómetros.

"Esta aposta no BTT serve de convite para que os amantes da natureza e do desporto descubram as serras, as florestas e os espaços verdes de Baião", reforça Paulo Pereira.

O projeto está a ser desenvolvido no âmbito da candidatura "Rotas, Percursos e Paisagens Milenares".

Além de Baião, a iniciativa envolveu os municípios de Amarante, Celorico de Basto e Marco de Canaveses, organizados na Associação de Municípios do Baixo Tâmega, em articulação com a Agência de Desenvolvimento Local Dolmen.

No conjunto dos quatro concelhos serão disponibilizados mais de 400 quilómetros de trilhos, em território dos rios Douro e Tâmega, representando um investimento de 172.000 euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.