A ciclista portuguesa Beatriz Roxo foi a oitava classificada no concurso de omnium do Campeonato do Mundo de pista para juniores, que decorre no Cairo, no que é o seu melhor resultado na competição.

Nos dias anteriores, Beatriz Roxo já tinha sido 13.ª classificada nas provas de eliminação e scratch, faltando para concluir a sua presença no primeiro Mundial da sua carreira a prova por pontos, no sábado.

A corredora lusa começou o dia a garantir um lugar entre as 20 finalistas da prova olímpica, marcada para o período da tarde.

Garantida a vaga entre as melhores, Beatriz Roxo teve uma prestação em crescendo. Começou por ser 12.ª classificada em scratch, na corrida tempo foi 11.ª, sendo 14.ª na eliminação.

Com estas prestações iniciou a corrida por pontos no 13.º posto da classificação geral.

Na prova decisiva, esteve em grande nível. Ganhou uma volta ao pelotão, venceu um sprint pontuável intermédio e ainda foi a primeira a cruzar a meta na última volta. Foi a melhor em pista na corrida por pontos, o que lhe valeu a subida ao oitavo posto final, com 87 pontos.

A russa Inna Abaidullina conquistou a medalha de ouro, com 122 pontos, mais quatro do que a norte-americana Kaia Schmid e mais 12 do que a italiana Valentina Basilico, que completaram o pódio.