O bielorrusso Yauheni Hutarovich (AG2R) ganhou a primeira etapa da Volta à Polónia em bicicleta, numa tirada em que os portugueses Bruno Pires (Tinkoff Saxo) e Fábio Silvestre (Trek) ficaram em 52.º e 150.º, respetivamente.

O corredor bielorrusso ganhou a etapa (226 quilómetros entre Gdansk e Bydgoszcz) ao "sprint", batendo nos últimos metros o russo Roman Maikin (RusVelo) e o italiano Manuele Mori (Lampre-Merida).

Logo no início da tirada, um grupo de cinco ciclistas - o francês Jimmy Engoulvent (Europcar), o austríaco Matthias Krizek (Cannondale), os polacos Kamil Gradek (Poland) e Maciej Paterski (CCC Polsat Polkowice) e o russo Anton Vorobyev (Katusha) - fugiu ao pelotão, chegando a rolar com uma vantagem de 12 minutos.

No entanto, a cerca de 50 quilómetros do fim os cinco da frente apanharam uma tempestade de granizo (em contraste com o tempo limpo no início da etapa) que lhes atrasou a fuga.

Maciej Paterski viu uma oportunidade de fugir sozinho quando os restantes quatro do grupo caíram numa curva escorregadia, mas o pelotão acabaria por apanhá-lo a um quilómetro da meta. No “sprint”, Hutarovich foi o mais forte.

Bruno Pires chegou no meio do pelotão, na 53.ª posição, com o mesmo tempo dos primeiros, enquanto Fábio Silvestre chegou na 150.ª posição, a 11.32 minutos.

Na classificação geral, contabilizadas as bonificações, o austríaco Matthias Krizek subiu à liderança da geral, com 12 segundos de vantagem sobre Hutarovich. O português Bruno Pires segue na 54.ª posição da geral, a 24 segundos do líder, enquanto Fábio Silvestre está na 150.ª posição, a 11.54 minutos.

Na segunda etapa disputa-se na segunda-feira, num total de 226 quilómetros entre Torun e Varsóvia.