A temporada de ciclismo, que arranca este domingo com a Prova de Abertura, em Anadia, terá o seu momento alto de 30 de julho a 10 de agosto, dias em que se disputa a 76.ª Volta a Portugal em bicicleta.
Ao contrário do que aconteceu nas épocas anteriores, o pelotão inicia a época em Anadia, depois de dificuldades económicas terem deslocado a Prova de Abertura do sul do país para a cidade que é a sede “oficial” do ciclismo português.
As seis equipas nacionais rumam a Sul na semana seguinte para partilharem estrada com algumas das principais estrelas do ciclismo mundial, na Volta ao Algarve, a principal prova velocipédica disputada em território luso.
A única prova internacional do calendário reúne não só alguns dos mais cotados ciclistas estrangeiros, mas também os principais corredores lusos, que correm em equipas do ProTour.
A época, que se estende até setembro, terá cinco etapas da Taça de Portugal, cinco provas de um dia, dez circuitos e nove provas por etapas, entre as quais estão o Troféu Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal.
Entre 10 e 13 de julho, a 37.ª edição do Grande Prémio serve como derradeiro teste das formações portuguesas para a prova rainha do calendário, que acontece uma semana mais cedo, entre 30 de julho e 10 de agosto.
Para o final da temporada, que em Portugal chega um mês antes do final das provas WorldTour e do circuito europeu, estão marcados os dez circuitos, com o último ainda por designar.
Calendário:
Comentários