O ciclista espanhol Carlos Barbero (Euskadi) venceu hoje 32.ª Volta ao Alentejo, que terminou em Évora com o triunfo de Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa) na quinta e última etapa da prova.
Carlos Barbero era já camisola amarela antes do início dos 172,9 quilómetros da etapa, com início em Álcacer do Sal, e cortou a meta em quinto lugar, debaixo de uma chuva que foi uma constante no derradeiro dia da prova.
Samuel Caldeira sprintou e festejou o triunfo na etapa, na Praça do Giraldo, em Évora, apesar de o empedrado molhado da cidade ter dificultado os últimos 400 metros.
Na segunda posição da classificação geral ficou o espanhol Eduard Prades, da OFM/Quinta da Lixa, a 10 segundos do líder, tendo o checo Karel Hnik fechado o pódio da Volta ao Alentejo em bicicleta, ao gastar mais 17.
O novo vencedor da “Alentejana” vestiu a amarela após a segunda tirada da competição, entre Sousel e Montemor-o-Novo, e conseguiu mantê-la até ao último dia.
No final, o espanhol, de 22 anos, reconheceu que “foi uma etapa complicada, com muita chuva", sublinhando que sua equipa "foi formidável", porque conseguiu controlar a etapa desde o princípio.
“É um orgulho pôr o meu nome nesta Volta ao Alentejo e dedico esta vitória à minha equipa", acentuou Carlos Barbero.
Samuel Caldeira mostrou-se também feliz com a vitória na etapa, admitindo que a chuva obrigou a uma cautela adicional.
"Tinha feito o reconhecimento dias antes e sabia que, com a chuva que estava hoje, era preciso entrar bem colocado e com bastante cuidado. A equipa deixou-me bem colocado à entrada de Évora e depois foi esperar pela parte final e atacar. Sabia que, ao vencer uma etapa, a confiança chega e a motivação também. Esta é a segunda vitória e espero que venham mais esta época", declarou ainda o ciclista da OFM-Quinta da Lixa.
Comentários