O britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step) iniciou a época com uma vitória, ao ganhar hoje a primeira etapa do Tour de San Luis, na Argentina, impondo o seu sprint perante Sacha Modolo e Alessandro Petacchi.

Os italianos da Bardiani CSF Inox e da Lampre, respetivamente, não resistiram à ponta final do campeão do Mundo de 2011, que cumpriu os 164 quilómetros entre San Luis e Villa Mercedes em 3:48.04 horas, estreando-se da melhor forma ao serviço da sua nova equipa, depois de escapar a uma queda coletiva a 500 metros da meta.

O pelotão cruzou a linha praticamente compacto e quase todos os corredores terminaram com o tempo do primeiro líder da prova, nomeadamente os quatro portugueses presentes: André Cardoso (Caja Rural), em 33.º, João Mendes (Team NetApp-Endura), em 68.º, Bruno Pires (Saxo-Tinkoff), em 111.º e Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff), em 125.º.

O triunfo de Cavendish, uma das grandes figuras do pelotão que em fevereiro estarão na Volta ao Algarve, culminou o trabalho da Omega Pharma-Quick Step, com destaque para a ação de Sylvain Chavanel não só no lançamento do sprint, mas na também perseguição a sete corredores em fuga, que tiveram mais de nove minutos de avanço e, dando sinais de fadiga, foram sendo alcançados até à entrada nos 20 quilómetros finais.

Em busca de ritmo competitivo, os espanhóis Alberto Contador (Saxo Bank-Tinkoff), vencedor da Volta a Espanha em 2012, e Joaquim Rodríguez (Katusha), número um mundial, terminaram integrados no pelotão, tal como o italiano Vincenzo Nibali.