O ciclista britânico Geraint Thomas (Sky) assumiu hoje a liderança do Critério do Dauphiné, após a realização da quinta etapa da prova francesa, vencida pelo irlandês Daniel Martin (UAE-Team Emirates).

Martin completou os 129,5 quilómetros da tirada realizada entre Grenoble e Valmorel em 3:21.19 horas, batendo Thomas por quatro segundos e o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott) por 15, ciclistas que terminaram no segundo e terceiro lugares.

Thomas desalojou da liderança da prova o italiano Gianni Moscon, colega de equipa na Sky, que não foi além da 21.ª posição na etapa, a 1.13 minutos de Martin, tendo caído para a terceira posição da classificação geral, atrás do compatriota Damiano Caruso (BMC).

O português Tiago Machado (Katusha-Alpecin) subiu do 62.º para o 51.º lugar na geral individual, a 22.48 minutos de Thomas, depois de hoje ter chegado a Valmorel - onde estava instalada uma contagem de montanha de categoria especial - em 44.º, a 6.97 minutos do vencedor.

No sábado realiza-se a sexta e penúltima etapa do Critério do Dauphiné, entre Frontenex e La Rosière Espace San Bernardo, na extensão de 110 quilómetros, com quatro contagens de montanha, entre as quais duas de categoria especial e uma de primeira categoria, a coincidir com a meta.