O ciclista francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu hoje a clássica belga Gent-Wevelgem, ao cortar a meta abraçado ao seu companheiro de equipa Wout Van Aert, que lhe 'ofereceu' a vitória sobre a meta.

Após os 260,9 km da 85.ª edição da clássica belga, Laporte cronometrou 5:49.49 horas, tal como o belga, seu companheiro de equipa, tendo ambos cortado a meta sem disputar o ‘sprint’ final.

O belga Sep Vanmarcke (Israel-Premier Tech) sprintou para terceiro lugar, impondo-se ao compatriota Frederik Frisson (Lotto Dstny), quarto, cortando a meta a 1.56 minutos do vencedor.

Na frente da corrida, que o português Rui Oliveira (UAE Emirates) não terminou, os dois ciclistas da Jumbo-Visma não deram hipóteses, descolando do pelotão a cerca de 50 quilómetros da meta.

Dois depois de ter vencido a clássica E3 Saxo e revalidado título conseguido na época passada, batendo o neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), Wout Van Aert foi um ‘gregário’ de luxo para o companheiro de equipa Christophe Laporte.

Na prova feminina, disputada numa distância de 165 quilómetros, a mais rápida foi a suíça Marlen Reusser (SD Worx), que cronometrou 4:16.47 horas, e se impôs a um pelotão liderado pela norte-americana Megan Jastrab (DSM) e pela neerlandesa Maike van der Duin (Canyon-Sram), que terminaram a 2.42 minutos, nas segunda e terceira posições, respetivamente.