A praça da Independência, precisamente defronte a estátua de Samora Machel, foi o ponto de partida e de chegada de uma prova de ciclismo, alusivas as comemorações do 27º aniversário da morte do fundador da República de Moçambique, perecido em Mbuzine.

Mais de cinco dezenas de ciclistas oriundos de Moçambique, Swazilândia e África do Sul corporizaram esta prova, feita num circuito desenhado nas artérias da cidade de Maputo, percorrido em 14 voltas, perfazendo 62 quilómetros.

Depois de uma primeira etapa os corredores dividiram-se em dois, com o pelotão da frente a ser composto por ciclistas moçambicanos mais experientes e os sul-africanos, o estreante Arthur Amaral fez uma fuga, fazendo as últimas quatro voltas à frente da corrida, o que permitiu terminar a prova em primeiro lugar com o tempo de 1 hora 49 minutos e 51 segundos, deixando na segunda posição ao sul-africano Johnny Diedericks que fez o tempo de 1 hora 50 minutos e 25 segundos.

A terceira posição foi para o moçambicano Miguel Teixeira que cumpriu a distância em mais um segundo que o segundo classificado.

Em femininos a prova cumpriu a distância de 35 quilómetros e foi dominada por Vanessa Rosenfeld da África do Sul que logrou chegar ao fim, tendo cumprido as oito voltas ao circuito em 57 minutos e oito segundos.

Os organizadores pretendem que esta prova seja anual, integrando-a no plano de competições da Federação Moçambicana de Ciclismo.

Referir que para assinalar a 27º aniversário da morte de Samora Machel, o mesmo local acolheu uma prova de atletismo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.