O espanhol Alberto Contador (Trek Segafredo), com um forte ataque nos últimos três quilómetros da etapa de hoje da Volta à Andaluzia em bicicleta, arrebatou a liderança da competição ao seu compatriota Alejandro Valverde (Movistar).

Na arrancada para o Alto Peña de Águila ninguém acompanhou a passada de Contador, mas o francês Thibaut Pinot (FDJ) viria a reagir um pouco mais tarde e, nos últimos 200 metros, conseguiu mesmo assegurar o triunfo na tirada, em 4:44.03 horas, menos dois segundos do que o chefe de fila da Trek Segafredo.

Valverde passou por um mau momento, na subida, mas acabou por minimizar as perdas e ceder apenas cinco segundos para o rival - a mesma diferença os separa agora na classificação geral.

Mesmo sem ninguém no top-3 do dia, a Sky voltou a estar muito bem, com os ataques de Mikel Landa, antes de Contador. Na meta, fizeram quinto, sexto e sétimo, respetivamente com Landa, Diego Rosa e Wout Poels.

Após dois dias de prova em montanha, as diferenças entre os primeiros são ainda escassas: comanda Contador, Pinot está a três segundos e Valverde a cinco, tal como o espanhol Jon Izagirre, da Bahrain. Seguem-se, até ao sétimo, os três ciclistas da Sky.

Na sexta-feira, corre-se um contrarrelógio de 12 quilómetros em Lucena, sem dificuldades no trajeto. A prova prossegue até domingo, com mais duas etapas de média montanha.