O espanhol Juan José Lobato (Movistar) venceu hoje ao 'sprint' a segunda etapa da Volta à Andaluzia, em Espanha, e o seu compatriota Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) segurou a liderança.

Na ponta final dos 191,7 quilómetros entre Utrera (Sevilha) e Lucena (Córdoba), Lobato impôs-se ao alemão John Degenkolb (Giant), principal 'sprinter' deste pelotão, e ao esloveno Grega Bole (CCC Sprandi), para concluir a tirada em 4:51.57 horas e somar o segundo triunfo da temporada, após uma vitória no Tour Down Under.

O madrileno Alberto Contador cortou a meta no 23.º posto, com o mesmo tempo do vencedor, e defendeu a sua posição com êxito. Na véspera da etapa-rainha, lidera com um segundo de vantagem sobre o espanhol Beñat Intxausti (Movistar) e oito face a outro dos favoritos, o britânico Chris Froome (Sky).

Segundo no primeiro setor da etapa inaugural, Fábio Silvestre (Trek) teve um dia menos positivo, ao terminar no 86.º posto, a 2.46 minutos de Lobato, o que o fez cair do 24.º para o 45.º lugar da geral, a 3.16 de Contador.

Sérgio Paulinho, um dos colegas do espanhol, chegou em 125.º, a 7.41, e ocupa o 117.º lugar da geral, a 11.25.

Na sexta-feira, a terceira etapa, na província de Granada, vai ligar Motril a Las Hazallanas, onde a meta coincide com contagem de montanha de primeira categoria. Antes, ao longo dos 157,6 quilómetros do percurso, o pelotão enfrenta ainda as subidas de La Cabra (primeira) e de Lucero (segunda).