David Rosa foi hoje o 12.º no Campeonato da Europa de cross country olímpico (XCO), disputado em Alpago (Itália), alcançando o melhor resultado de sempre de um ciclista português na prova de elite.

O resultado conseguido pelo atual número 12 do ‘ranking’ mundial é o melhor de sempre de um luso na prova de elite do Europeu, superando o 19.º lugar obtido pelo mesmo em 2014.

O campeão nacional de XCO chegou a rodar entre os dez melhores, mas não aguentou a posição, acabando a corrida a 03.21 minutos do francês Julien Absalon, que se sagrou campeão europeu.

O segundo classificado, a 34 segundos, foi o suíço Lukas Flückiger, e o terceiro, a 50, foi o alemão Mauel Fumic.

Mário Costa ficou a uma volta do vencedor e Tiago Ferreira caiu no ‘start loop’, tendo sido conduzido ao hospital por precaução, embora não se suspeite de qualquer lesão grave.

“O 12.º lugar do David Rosa é muito bom, o melhor de sempre do David e de Portugal, mas é também muito interessante na nossa luta direta com os outros países que disputam connosco a vaga para um segundo corredor no apuramento para os Jogos Olímpicos do próximo ano. Este Campeonato da Europa deu-nos também uma ideia do que deverá ser a nossa abordagem ao Campeonato do Mundo, a disputar no início de setembro”, revela o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.