
Domingos Gonçalves, da RP-Boavista, sagrou-se hoje campeão nacional de contrarrelógio de elite, batendo Rafael Reis por cinco segundos e Sérgio Paulinho por 20, nos campeonatos de ciclismo de estrada, em Santa Maria da Feira.
Irmão gémeo de José Gonçalves, que no domingo venceu a prova holandesa Ster ZLM, Domingos Gonçalves terminou os 33,9 quilómetros do percurso em 42.19 minutos, conquistando assim a sua primeira vitória no ciclismo nacional.
"Pelo menos pódio tinha de conseguir fazer, consegui ganhar, é muito bom para a equipa e estamos todos de parabéns. É uma vitória importante. Já tinha festejado a vitória do meu irmão, não devia ter festejado, porque hoje senti esses festejos, mas correu bem e consegui ganhar", disse o atleta de 28 anos aos jornalistas.
Por seu lado, o vice-campeão Rafael Reis considerou o segundo lugar "bastante positivo", congratulando o vencedor, mas assumiu que queria o primeiro lugar, embora não se entristeça por saber que deu o seu melhor e apontou ainda "aspetos a melhorar para um dia conseguir vencer".
Já o veterano Sérgio Paulinho, de 37 anos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos em Atenas, valorizou o seu terceiro lugar.
"Foi bastante positivo. Fazer terceiro no campeonato nacional de contrarrelógio, para mim tem um significado bastante bom, quer dizer que a minha forma tem vindo a evoluir e agora é pensar na Volta a Portugal. Para mim, foi um resultado muito muito positivo", explicou.
A corrida foi ainda marcada pela não comparência do favorito e tricampeão Nélson Oliveira, devido a uma falha de comunicação entre a organização e o atleta, que não se apresentou a tempo na chamada.
Os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada prosseguem no sábado e no domingo, em Gondomar, com a realização das provas em linha de sub-23 e elite.
Classificação:
1. Domingos Gonçalves (RP-Boavista), 42.19 minutos.
2. Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), a 05 segundos.
3. Sérgio Paulinho (Efapel), a 20.
4. José Mendes (Bora-Hansgrohe), a 28.
5. Ricardo Vilela (Manzana Postobon), a 1.02 minutos.
Comentários