O ciclista belga Dylan Teuns (BMC) venceu hoje a terceira etapa da Volta à Polónia, entre Jaworzno e Szczyrk, com o eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) a recuperar a liderança da geral individual.

O belga, de 25 anos, cumpriu a tirada de 161 quilómetros em 3:51.41 horas, na primeira etapa de montanha da prova, com Sagan, novo camisola amarela, em segundo, e o colega de equipa Rafa Majka em terceiro, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Teuns, que conseguiu a sua primeira vitória no World Tour, é agora segundo na geral, a seis segundos do campeão do mundo, que beneficiou também das bonificações do segundo lugar, com o polaco Majka a 12 segundos na terceira posição.

No primeiro ‘teste’ às aspirações dos favoritos, com os últimos 70 quilómetros a decorrerem num circuito com cinco subidas e uma chegada em alto, Teuns, que foi terceiro na Fléche Wallonne e venceu a Volta à Valónia, superiorizou-se aos demais num ‘sprint’ compacto.

Depois de ter vencido a primeira etapa no seu regresso à estrada, Sagan, que ganhou a prova em 2011, procura suceder ao belga Tim Wellens, ausente da edição deste ano, enquanto Majka, campeão em 2014 e último polaco a vencer a corrida, também fica bem posicionado.

Antes, o português José Gonçalves (Katusha Alpecin) esteve envolvido na fuga do dia, anulada a 35 quilómetros da meta, enquanto Rui Costa (UAE Emirates) foi 14.º, a 14 segundos de Teuns, e ocupa a 12.ª posição da geral, a 30 segundos da camisola amarela.

Após a primeira etapa que produziu diferenças na geral, depois de dois dias para os velocistas com chegadas em pelotão compacto, Nelson Oliveira (Movistar) fecha o ‘top-10’, a 54 segundos, tendo hoje terminado na mesma posição, a 38 segundos.

O esforço de José Gonçalves, que este ano venceu o Ster ZLM, acabou por lhe ‘custar’ uma melhor posição na geral, cortando a meta em 84.º, a mais de 13 minutos de Sagan.

Na terça-feira, os ciclistas enfrentam uma tirada de 238 quilómetros entre Zawiercie e Zabrze, em nova tirada apropriada para os homens mais rápidos do pelotão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.