Nairo Quintana (Movistar) tornou-se hoje o primeiro ciclista colombiano a ganhar o Giro de Itália, consagrado na 21.ª e última etapa, vencida ao sprint pelo esloveno Luka Mezgec (Giant-Shimano).
Os últimos 169 quilómetros da Volta a Itália, entre Gemona e Trieste, foram decididos em cima da meta, com Mezgec (4:23.58 horas) a impor-se ao italiano Giacomo Nizzolo (Trek Factory Racing) e ao norte-americano Tyler Farrar (Garmin-Sharp).
Quintana, de 24 anos, e que em 2013 tinha sido segundo na Volta a França, terminou com a camisola rosa, à frente do compatriota Rigoberto Uran (Omega Pharma-Quick Step), a 2.58 minutos, e do italiano Fabio Aru (Astana), a 4.04.
“É um dos dias mais felizes da minha vida. Obrigado à minha gente e à minha equipa por ter-me ajudado a tornar este sonho realidade”, disse o colombiano.
Aliás, esta edição do giro teve muito de Colômbia, já que os seus ciclistas venceram quatro das 21 etapas, duas delas por responsabilidade de Nairo Quintana.
André Cardoso foi hoje 63.º, a nove segundos de Mezgec, e terminou a Volta a Itália em 20.º, a 51.09 minutos de Quintana.