O ciclista português Edgar Pinto (LA-Antarte) foi hoje quinto classificado na segunda etapa da Volta a Castela e Leão, subindo ao sétimo lugar da geral liderada pelo espanhol David Belda (Burgos-BH), o vencedor do dia.

A etapa rainha desta edição da prova espanhola encadeava uns primeiros 152 quilómetros sem contagens de montanha, mas com muitos sobes e desces, e uns últimos 27 com subidas ao Alto de Padornelo (segunda categoria) ao Alto de Lubián, coincidente com a meta.

Depois de uma fuga mal sucedida, chegou a vez das equipas portuguesas brilharem, com o espanhol Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas) e Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) a atacarem no pelotão.

O ataque do ciclista português foi neutralizado pela Caja Rural a seis quilómetros da meta, altura escolhida para Ricardo Mestre (Efapel-Glassrive), vencedor da Volta a Portugal de 2011, tentar a sua sorte.

Foi então que Belda atacou e conseguiu isolar-se na frente até passar a meta em Lubián, com o tempo de 4:29.17 horas, menos 53 segundos do que o compatriota Marcos Garcia (Caja Rural).

O melhor elemento das equipas portuguesas foi Edgar Pinto (LA-Antarte), quinto classificado a 01.45 minutos, o mesmo tempo perdido por Frederico Figueiredo (Rádio Popular), que ficou em oitavo.

Pinto é agora sétimo classificado, a 01.55 de Belda, com Figueiredo a ser oitavo.