Egan Bernal encontra-se “em recuperação” após a nova cirurgia à coluna a que foi submetido ter decorrido com sucesso, informou a Clínica Universidade de La Sabana, onde o ciclista colombiano está internado na sequência de um grave acidente.

“O paciente já se encontra em recuperação. Foram alcançados os objetivos de estabilidade biomecânica da coluna cervical, com excelentes resultados clínicos, sem que tivessem sido registadas complicações durante a cirurgia”, lê-se no comunicado da unidade de saúde localizada nos arredores de Bogotá.

Na terca-feira, a Clínica Universidade de La Sabana tinha revelado que o ciclista da INEOS, vítima de um grave acidente num treino, iria ser “submetido a uma cirurgia ao nível da coluna cervical” e que a intervenção favoreceria o seu processo de reabilitação.

“Continuaremos a acompanhar a evolução pós-operatória, trabalhando para alcançar os melhores desenlaces clínicos e a breve recuperação do nosso paciente”, conclui a nota publicada na quarta-feira.

Esta é a quinta cirurgia, a segunda à coluna, a que Bernal é submetido desde que deu entrada nos cuidados intensivos daquela clínica, em 24 de janeiro, após ter colidido com um autocarro durante um treino.

O vencedor do Tour2019 e do Giro2021 colidiu com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa ao norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, e sofreu uma fratura vertebral, fraturas no fémur e rótula da perna direita, um trauma torácico e uma perfuração de pulmão, além de ter partido várias costelas na queda.

Os médicos conseguiram fixar a sua perna direita e estabilizar a fratura vertebral em duas cirurgias distintas realizadas nas horas após o acidente.

Na sexta-feira, o único colombiano a vencer a Volta a França revelou ter estado “com 95% de probabilidade de ficar paraplégico e de quase perder a vida”.