Uma empresa portuguesa, sediada em Coimbra, ofereceu ao ciclista Rui Costa uma bicicleta personalizada, para assinalar a conquista do título de campeão do Mundo.

Rui Costa foi este domingo surpreendido pelos responsáveis da empresa Autoforum, no final de um jantar de homenagem que decorreu em Aguçadoura, Póvoa de Varzim, sua terra natal, depois de um dia em que participou num passeio e numa corrida em sua honra.

A bicicleta é um protótipo da marca Overlap, que além de algumas inovações técnicas a nível da mecânica, incorpora também um código QR, através do qual, após leitura ótica com um telemóvel, se pode aceder às características do velocípede assim como às imagens da sua construção.

Miguel Carvalho, responsável da empresa de Coimbra que desenvolveu a bicicleta explicou à Lusa como surgiu a ideia de presentear Rui Costa.

«Nós, como amantes de ciclismo, reconhecemos a referência que o Rui Costa é para a modalidade e, com o êxito que ele teve este ano, tivemos ainda mais ânimo e inspiração para lhe conceber esta bicicleta tão especial e única feita em Portugal», disse o empresário.

Miguel Carvalho explicou que este protótipo, que dispensa o óleo porque em vez de uma corrente utiliza uma correia em fibra Kevlar e carbono, «tanto pode ser usado diariamente como nas brincadeiras de fim de semana, tendo sido desenhada com ângulos especiais para proporcionar maior conforto ao ciclista».

O exemplar oferecido ao aguçadourense, além de ostentar o nome do corredor e a referência à conquista do título mundial, foi pintado com o amarelo característico da camisola de vencedor da Volta à França. O criador vaticina que «poderá ser mais um fator de sorte para o Rui Costa na próxima edição do Tour».

«Queremos que este amarelo seja um prenúncio de felicidade e êxito para ele no próximo Tour, mas como somos uma empresa ligada originalmente ao ramo automóvel, conseguimos usar, para os clientes, os códigos de cores exatos de automóveis exóticos como Ferrari, Porsche ou Maclaren».

Miguel Carvalho salientou, ainda, que toda «a conceção e montagem das bicicletas da Overlap é feita em Portugal, apesar de usar peças de fornecedores estrangeiros».

Totalmente surpreendido com oferta, Rui Costa apreciou o protótipo personalizado para si, e depois de agradecer a oferta não hesitou em dizer, em tom sorridente, para um dos seus mecânicos: «Destas bicicletas tu nunca viste».