O ciclista português José Gonçalves foi hoje 43.º classificado na prova de fundo de ciclismo de estrada no último dia dos Europeus de Glasgow, na Escócia, numa competição ganha pelo italiano Matteo Trentin.

Gonçalves cumpriu os 230,4 quilómetros do Europeu em 5:53.49 horas, a 3.47 minutos do vencedor, e foi o único ciclista luso a terminar a prova.

Rui Costa, campeão do mundo em 2013, foi uma das muitas desistências, que incluíram também os restantes lusos, Ricardo Vilela e Tiago Machado, mas também outros grandes nomes do pelotão internacional, como o eslovaco Peter Sagan, tricampeão mundial em título e vencedor do Europeu em 2016.

Num dia em que a fuga foi bem-sucedida e ‘ocupou’ os dez primeiros lugares, coube a Trentin, que escapou a uma queda nos últimos quilómetros, conseguir a sua primeira vitória em 2018, num ‘sprint’ em que bateu o holandês Mathieu van der Poel, segundo, e o belga Wout van Aert.

O italiano da Mitchelton-Scott sagra-se campeão europeu aos 29 anos, depois de um bom trabalho do compatriota Davide Cimolai, quinto, lhe ter permitido ‘poupar-se’ para os últimos metros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.