O português Rui Costa (Movistar) vai ser recebido pela família na avenida dos Campos Elísios, em Paris, onde hoje termina a Volta a França em bicicleta, tal como ocorreu nas suas duas vitórias nesta 100.ª edição da corrida.

Carla Coelho, a namorada do ciclista, disse à agência Lusa que Rui Costa, que hoje termina a “Grande Boucle” pela quarta vez, depois de ter desistido na sua primeira participação, «tem sido um campeão estes últimos dias».

A família do corredor de Aguçadoura, do concelho de Póvoa de Varzim, diz não ter palavras para descrever a emoção que sente ao ver os apoiantes portugueses a "gritar" por Rui Costa.

«Estamos ali ao vivo a sentir, a ver e a aplaudi-lo. As pessoas todas a gritar por ele é uma sensação muito boa, não consigo descrever, mas sei que é boa», referiu Carla Coelho.

Orgulhosa pelo namorado, Carla recordou que «de todas» as presenças de Rui Costa no Tour foi nesta que encontrou mais portugueses.

«Todos eles dizem que vêm para apoiar o Rui Costa. Ficamos muito, mas muito satisfeitos por isso. Muitos dizem até que é pelo Rui Costa que estão a voltar a ver ciclismo, depois de Joaquim Agostinho. E nós ficamos super orgulhosos. Acho que ele merece e o ciclismo também», concluiu a namorada do português.

Maria da Graça e Manuel Costa, mãe e pai do ciclista, não conseguem descrever o orgulho e a alegria que sentem neste momento, apesar de Rui Costa não ter conseguido melhorar o 18.º posto obtido em 2012.

«Sinto-me muito orgulhoso do meu filho e das alegrias que ele dá aos portugueses», acrescentou o pai do 27.º classificado no Tour, a 55.17 minutos do britânico Chris Froome (Sky), virtual vencedor.

Mãe, pai, irmã, namorada e cunhado esperam com alegria e ansiedade a chegada do atleta português a Paris, depois de vencer duas das etapas da 100.ª edição da Volta a França, fazendo-o entrar para a história do ciclismo português, depois de Joaquim Agostinho, vencedor de duas tiradas em 1969 e uma em 1973 e outra em 1979.