A Federação Angolana de Ciclismo FACI realiza em junho deste ano o primeiro grande prémio internacional Luanda-Calulu, que vai acolher 100 ciclistas com um percurso de 730 quilómetros.

Deste número de ciclistas, vão participar 50 angolanos e igual número para os estrangeiros. A prova terá como ponto de partida ao largo da Independência, em Luanda, e vai passar pelos municípios de Catete, Dondo  província do Kwanza Norte, Quibala, Waco Cungo até ao ponto de chegada na vila de Calulu, província do Kwanza Sul.

O secretário-geral da instituição desportiva, Alex Futi, falou sobre os preparativos para prova. “Os preparativos já estão prontos em termos administrativos, falta-nos apenas algumas respostas por parte dos patrocinadores e realizarmos uma prova cheia de comentários positivos. A competição vai também servir de molde para a realização de campeonatos nacionais".

Dos cinquenta ciclistas angolanos, a federação da modalidade vai contar apenas com a participação dos atletas que militam nos campeonatos locais. Com a realização desta prova internacional, o dirigente desportivo acrescenta que o órgão reitor da modalidade no país, vai continuar a trabalhar para participar e realizar provas com a mesma dimensão.

“Vamos dar o nosso máximo a fim de realizarmos mais atividades porque, os nossos atletas têm feito bons resultados em competições internacionais como no ano passado na volta ao Algarve em Portugal, onde os nossos ciclistas do Sport Luanda e Benfica conquistaram o quinto lugar, assim como noutras provas fora de portas", acrescentou.

Na agenda desta federação para este ano constam também o campeonato nacional a realizar-se em Junho, participação da seleção nacional no Campeonato Africano das Nações em novembro, na África do Sul e outras competições por agendar.