O ciclista italiano Francesco Lasca (Caja Rural) venceu hoje a Volta à Rioja, em Espanha, enquanto o português Manuel Cardoso, seu companheiro de equipa, não conseguiu entrar no "sprint", terminando em 66.º lugar.
Com as equipas ProTour Movistar, Euskaltel e Orica Greenedge a impor um ritmo de "primeira divisão" ao longo dos 158,7 quilómetros de percurso, com partida e chegada em Logroño, Lasca, vencedor de uma etapa na Volta a Portugal de 2012, foi quem melhor interpretou os últimos metros do itinerário.
O italiano abordou muito bem a última curva, a 300 metros da meta, para sair na frente a assegurar o triunfo em 3:55.50 horas, à frente do australiano Michael Matthews (Orica Greenedge) e do norte-americano Ken Hanson (Optum), deitando por terra o trabalho das equipas mais poderosas do pelotão. Manuel Cardoso chegou 24 segundos depois.
Num traçado praticamente plano, que mudou o habitual perfil da corrida, o ritmo imposto deu pouca margem para fugas, mas numa das poucas elevações, a subida de Elciego (km 88), as equipas mais fortes formaram um grupo na frente com 14 corredores de Movistar, Euskaltel e Orica Greenedge, entre os quais Alejandro Valverde.
No entanto, o grupo não chegou a ter mais de um minuto de vantagem e um erro da organização conduziu a uma neutralização que anulou todo o trabalho. O "sprint" tornou-se inevitável e proporcionou um final feliz para Lasca.
Comentários