O britânico Chris Froome, vencedor da Volta a França em bicicleta em 2013, ameaçou não correr na edição de 2015, cujo percurso foi apresentado hoje, considerando que foi pensada para um escalador, com pouco contrarrelógio.

"O Tour do próximo ano é montanhoso e o contrarrelógio terá pouca importância, o que significa que se decidirá na alta montanha. Será uma prova dura e exigente", disse o ciclista britânico na sua página na internet.

Por isso mesmo, o ciclista da Sky, formação que esteve ausente da apresentação oficial do Tour 2015, afirmou que a equipa vai analisar o percurso das três provas grandes - Tour (França), Giro (Itália) e Vuelta (Espanha) -, antes de decidir qual delas vai correr.

"Considero-me um ciclista de grandes voltas, equilibradas. O Giro, com um longo contrarrelógio de 60 quilómetros e algumas chegadas difíceis em montanha, será muito equilibrado e adapta-se bem às minhas características", acrescentou.

Froome salientou que, se correr a prova italiana, apenas poderia disputar também a Vuelta.

"No passado sempre me concentrei numa grande volta por temporada, mas pode ser uma boa oportunidade para mim tentar duas", indicou o ciclista, ressalvando, porém, que "ainda é cedo para tomar uma decisão".

Tudo o que fizer, sublinhou, será em concertação com o resto da equipa.