Chris Froome (Sky) e Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) inverteram papéis e o britânico destronou o espanhol da liderança da Volta à Andaluzia em bicicleta, ao ganhar a quarta etapa no Alto de Las Allanadas.

Um dia depois da demonstração de Contador no Alto de Hazallanas, Froome assumiu o protagonismo na subida final de hoje e bateu o espanhol por 29 segundos, retirando-lhe a camisola vermelha por apenas dois segundos, a diferença com que partem no domingo para a última etapa.

O vencedor da Volta a França de 2013 cumpriu os 204,2 quilómetros entre Maracena (Granada) e o alto de Las Allanadas (La Guardia de Jaén) em 5:08.54 horas, com o contributo do britânico Peter Kennaug e do espanhol Mikel Nieve, que fizeram a seleção nesta ascensão de primeira categoria.

Depois veio o espetáculo a solo. Froome atacou, apanhou o italiano Mirko Selvaggi (Wanty), último resistente de um grupo de fugitivos, e no derradeiro quilómetro deixou Contador 'pregado', para terminar com 29 segundos de vantagem sobre o madrileno, enquanto Mikel Nieve chegou a 49, à frente do polaco Sylwester Szmid (CCC) e do espanhol Beñat Intxausti (Movistar).

Na geral, Froome comanda com dois segundos de vantagem sobre Contador e 2.32 minutos em relação a Intxausti, quando falta apenas disputar a quinta etapa, que liga Montilla (Córdoba) a Alhaurín de la Torre (Málaga), na distância de 170,9 quilómetros, em que o britânico terá essencialmente de controlar as movimentações de Contador para suceder a Alejandro Valverde no historial de vencedores.

Os portugueses Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), 81.º na etapa, a 14.27, e Fábio Silvestre (Trek), 112.º, a 18.39, ocupa, a 92.ª e 89.ª posições, respetivamente, a quase 40 minutos.