O colombiano Sergio Luis Henao foi novamente contactado pela Fundação Antidopagem de Ciclismo (CADF) para prestar mais informações sobe o caso de doping que em 2014 originou a sua suspensão durante três meses.

O anúncio deste pedido de esclarecimento da CADF, um departamento da União Ciclista Internacional (UCI), indicou hoje a equipa do colombiano, a Sky, em comunicado.

“O Sergio não teve nenhum controlo de doping positivo. Ele foi contactado pela CADF para prestar mais informações sobre o passaporte biológico entre agosto de 2011 e junho de 2015”, refere a Sky.

Segundo a equipa, as alterações no passaporte biológico de Henao devem-se à fisiologia do ciclista, nascido em Rionegro, uma região situada a mais de 2.000 metros acima do nível do mar.

Dave Blaisford, diretor desportivo da Sky, manifestou o seu total apoio ao ciclista, garantindo, no entanto, que respeita a “processo da CADF”.

Henao, que está na formação britânica desde 2012, nunca disputou a Volta a França, tendo sido nono classificado na Volta a Itália de 2012 e segundo na ‘clássica’ Flèche Wallonne de 2013.