O ciclista britânico Geraint Thomas (Sky) ‘roubou’ hoje a camisola amarela ao australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge) e assumiu a liderança do Paris-Nice, após a sexta e penúltima etapa, ganha pelo russo Ilnur Zakarin (Katusha).

Numa tirada com uma ligação de 177 quilómetros entre Nice e Madonne d'Utelle, com sete subidas, a última das quais, de 15,3 quilómetros, a coincidir com a meta, Zakarin superou Thomas ao ‘sprint’, acabando o britânico por assumir o comando na geral.

O espanhol Alberto Contador, que conquistou a prova em 2007 e 2010, fechou o pódio, tendo ficado a apenas um segundo do ciclista russo, numa etapa em que o português Rui Costa (Lampre-Mérida) foi o sétimo mais rápido, a 31 segundos do vencedor.

Michael Matthews terminou a mais de 20 minutos de Zakarin e praticamente afastou-se da luta pela vitória em Paris-Nice.

Na geral, Geraint Thomas passou a vestir de amarelo, com 15 segundos de vantagem sobre Contador, seu principal perseguidor, e 20 sobre Zakarin, que segue no terceiro posto.

Rui Costa, que já era o melhor português, no 29.º lugar, deu um ‘pulo’ na classificação e passou a ocupar o 11.º posto, a 1.07 minuto do líder. O seu irmão e colega Mário Costa, que foi 89.º na tirada, ocupa o 133.º lugar da geral, a 59.25 minutos do camisola amarela.