O belga Philippe Gilbert (BMC) ganhou esta sexta-feira a 19.ª e antepenúltima etapa da Volta a Espanha em bicicleta, impondo-se a alta velocidade, após 178,4 quilómetros, entre Peñafiel e La Lastrilla, na véspera do derradeiro final em altitude.

Gilbert, que já tinha vencido a nona tirada, atacou nos últimos 500 metros e não teve grande concorrência, concluindo o percurso em 4:56.25 horas, seguido pelos espanhóis Alejandro Valverde (Movistar), Daniel Moreno (Katusha), que ultrapassou mesmo o seu chefe-de-fila, Joaquin “Purito” Rodriguez, em cima da linha de meta.

O alemão John Degenkolb (Argos) tentou uma quinta vitória nesta “Vuelta”, mas, sem ajuda de qualquer colega de equipa, viu-se na frente a distantes dois mil metros da reta da meta e as pernas não aguentaram esforço tão continuado.

Na tabela geral, Alberto Contador seguiu de “encarnado”, a um dia da consagração de Madrid. Porém, a 20.ª e penúltima etapa vai convidar Rodriguez e Valverde - que “roubou” hoje 17 segundos a Contador e “deu” mais 10 a “Purito”, graças às bonificações - a tentarem o “tudo por tudo” para destronar “El Pistolero”.

Contador conta com 1.35 minutos de vantagem sobre Valverde, enquanto Rodriguez é terceiro, a 2.21 minutos do topo. «Nunca se sabe, mas espero não vir a arrepender-me dos segundos que perdi», disse o líder da geral.

«Na Bola tenho de mudar o ‘chip’. Para a geral está complicado, salvo algum desastre, mas gostava muito de ficar em segundo lugar nesta ‘Vuelta’ e vou tentar ultrapassar Valverde», desejou Rodriguez.

O português André Cardoso (Caja Rural), melhor luso da tabela com o 22.º lugar, a 27.29 minutos de Contador), foi novamente o mais veloz do contingente presente nas estradas espanholas, seguido pelo companheiro de equipa Manuel Cardoso, que terminou no 63.º posto.

Tiago Machado (RadioShack) e Hernâni Broco (Caja Rural) continuam a meio da tabela geral, na 43.ª e na 55.ª posições, a mais de uma hora do líder, enquanto Sérgio Paulinho e Bruno Pires (SaxoBank), ambos ocupados em proteger e rebocar Contador, estão ainda mais abaixo.

No sábado, o pelotão vai percorrer 170,1 quilómetros, entre o Campo de Golfe de La Faisanera, em Segovia, e a Bola do Mundo, perto de Madrid, em Navacerrada. Quatro “montanhas”, três de primeira categoria e uma de segunda, antecedem a categoria especial com 11,4 quilómetros de extensão e 8,6 por cento de inclinação média.