João Almeida foi segundo na 13.ª etapa da Volta a Itália de 2020, ganha Diego Ulissi num apertado sprint com o português, e graças à bonificação garantida com esse segundo posto aumentou um pouco mais a vantagem para os mais diretos perseguidores no topo da classificação geral.

No terceiro lugar da etapa ficou Patrick Konrad, muito perto dos dois da frente, tendo mesmo sido necessário recorrer ao 'photo finish' para confirmar a ordem dos três primeiros.

Ulissi , que já tinha vencido na segunda etapa, era já apontado como o principal favorito à vitória em Monselice, caso os principais ‘sprinters', como o líder da classificação dos pontos, o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), ou o seu principal perseguidor, o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), ficassem para trás após as principais dificuldades do dia, o que acabou por acontecer.

Essas dificuldades, ambas de quarta categoria mas com bastante dureza, acabaram por não fazer grandes diferenças na classificação geral, com o pelotão, cada vez mais reduzido, a apanhar a fuga do dia sem que ninguém entre os favoritos tenha tentado fazer diferenças.

O outro português em prova, Rúben Guerreiro, também chegou com os da frente e conseguiu mesmo aumentar também a sua vantagem como líder da montanha, ao passar na frente na contagem do dia, de quarta categoria.

Na classificação, são agora 40 os segundos de vantagem que o ciclista da Deceuninck-Quick Step leva sobre o segundo classificado, Wilco Kelderman, que chegou integrado no mesmo grupo que o português, mas que não bonificou. No terceiro lugar da geral segue Pello Bilbao, agora a 49 segundos. Rúben Guerreiro, por seu lado, ascendeu ao 26.º lugar.

Para amanhã está agendada mais uma etapa, a 14.ª, um contra-relógio de 34,1 quilómetros (com algumas subidas), uma das especialidades de João Almeida que, como líder da classificação será o último a sair para a estrada. No ‘crono' inaugural, João Almeida foi segundo, apenas atrás do campeão do mundo da especialidade, o italiano Filippo Ganna (INEOS), e poderá aproveitar o dia de amanhã para alargar a vantagem na frente, antes da chegada da alta montanha, já no domingo.