O líder da classificação dos pontos da Volta a Itália em bicicleta, o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), desistiu hoje da prova durante a oitava etapa, entre Foggia e Guardia Sanframondi.

Ewan, de 26 anos, abandonou durante as primeiras horas de corrida, no dia seguinte à segunda vitória em etapa nesta 104.ª edição, ambas ao ‘sprint’, sem que tenha sido dada uma indicação clara sobre se aconteceu algo durante a tirada.

"Infelizmente, Caleb Ewan teve de abandonar o Giro, devido a dores num joelho", escreveu a Lotto Soudal na rede social Twitter.

O vencedor de cinco etapas no Giro tinha vestido a ‘maglia ciclamino’ na sexta-feira, deixando agora a prova em que conquistou a quinta e sétima etapas.

O belga Tim Merlier (Alpecin Fenix), até aqui segundo classificado, ascende, para já, à liderança da classificação dos pontos.

O velocista australiano tem como objetivo para 2021 o Tour, onde também já venceu por cinco vezes, e a Volta a Espanha, onde conquistou uma tirada em 2015.

A oitava etapa da corrida, liderada pelo húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ), liga Foggia a Guardia Sanframondi e conta com uma chegada em alto.