Os antigos corredores Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), e Cândido Barbosa vão participar na Subida à Glória, em Lisboa, na sexta-feira à noite.

Em comunicado, a FPC anunciou a presença de Gomes, vencedor da Volta em 1989 e 1993, Delmino, campeão português de fundo em 1989 e 1997, Cândido, duas vezes “vice” na “Portuguesa” em 2005 e 2007, e de corredores das seis equipas profissionais lusas, assim como do selecionador português da modalidade, José Poeira.

Além das “velhas glórias”, os 265 metros com mais de 17 por cento de inclinação da Calçada da Glória vão ser percorridos pelos profissionais César Fonte e Rui Sousa, ambos da Efapel-Glassdrive, Gonçalo Amado (Radio Popular-Onda), Rafael Reis (Ceramica Flaminia-Fondriest) e Fábio Silvestre (Leopard-Trek).

Entre os cerca de 100 inscritos para a corrida do centenário da Subida à Glória, com federados e amadores, encontram-se ainda o cantor Nelson Rosado (Anjos) e os paraciclistas Telmo Pinão e Fábio Inácio.

Estas confirmações juntam-se às de Paulo Domingues, piloto de downhill conhecido por “Amarelo” e que venceu o Lisboa Downtown em 2010, Dário Piedade, campeão português de BMX, Isabel Caetano, campeã nacional 18 vezes entre estrada, BTT, pista e ciclocrosse, e Ana Azenha, atual campeã portuguesa de três disciplinas de pista.

Em jogo vai estar um prémio de 1.000 euros, sendo que o recorde da rampa, que liga a Avenida da Liberdade ao Bairro Alto, foi estabelecido por Alfredo Trindade, que gastou 55,40 segundos para chegar à Glória.

A Subida à Glória teve a sua primeira edição oficial em 1913 e realizou-se de forma intermitente ao longo dos anos, datando a edição mais recente de 1988.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.