O Grande Prémio ABIMOTA-Região de Aveiro em bicicleta, que será disputado entre 8 e 10 de junho, vai ter a primeira etapa na Galiza, acompanhando a promoção turística da Ria de Aveiro naquela região autónoma espanhola.

A prova, apresentada hoje no solar das Caves de São Domingos, em Anadia, terá a primeira etapa em terras galegas, com partida de Santiago de Compostela e chegada a Vigo, numa extensão de 132,1 quilómetros, que inclui duas contagens de montanha, em O Condesso e Paradela, a primeira das quais de segunda categoria.

A partida será dada na Praza do Obradoiro, junto à Catedral de Santiago de Compostela, e a primeira etapa, além do percurso de montanha, inclui uma meta volante em Santo Antonino e a meta "autarquias" até Pontevedra, concluindo a etapa com a chegada a Vigo.

A segunda etapa, no dia 9, já vai ser disputada em território português, entre Vila Nova de Cerveira e Viana do castelo, numa extensão de 190,9 quilómetros, e inclui também quatro contagens de montanha.

A partida será dada da Praça do Alto Minho, com a primeira meta de montanha em Condemil, seguindo-se a meta "bolinhas" em Paredes de Coura e uma meta volante em Arcos de Valdevez. Germil e Gerez são as duas metas de montanha seguintes, prosseguindo a prova com uma meta volante no Freixo e a meta "Autarquias/Rui Sousa" por Barroselas até Viana do Castelo, com chegada junto à marina, coincidente com as Festas de Viana.

A última etapa vai percorrer os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no dia 10, numa extensão de 178,2 quilómetros e que inclui apenas uma contagem de montanha.

A partida é dada em Oliveira do Bairro, junto à Câmara, com uma meta "bolinhas" na Mamarrosa, de onde os ciclistas derivam para as praias, com uma meta volante na Costa Nova e outra em Ílhavo. Seguem depois para o interior por Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, em direção a Vale de Cambra, com a meta de montanha em Alto de Decide e regressam à planície para a meta "Autarquias" na praia da Torreira, terminando o Grande Prémio ABIMOTA-Região de Aveiro em Estarreja, na zona do complexo desportivo.

Antecedendo a chegada do Grande Prémio à Avenida 25 de Abril, em Estarreja, vai ser disputada em circuito a Taça de Portugal de Paraciclismo.
De acordo com a organização, todas as equipas nacionais continentais e equipas de ciclismo de Espanha, Equador e Paraguai vão disputar as oito camisolas em disputa no Grande Prémio ABIMOTA, que este ano conhece a sua 34.ª edição, totalizando 501 quilómetros, com passagem por 24 municípios diferentes.

Desde há três anos, a prova é realizada pela Associação Nacional da Indústria de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA), em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a que se associou também a Entidade Regional de Turismo do Centro.