O ciclista espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) deverá ter este sábado um dia tranquilo na condição de camisola amarela, na ligação de 172,2 quilómetros entre Boticas e Fafe, da terceira etapa da 77.ª Volta a Portugal.

Tal como em 2014, ano em que venceu a prova rainha do calendário velocipédico nacional, Gustavo Veloso vestiu a camisola amarela no alto do Larouco, sucedendo ao belga Gaetan Bille (Verandas Willems), e parte para a terceira tirada com três segundos de vantagem sobre o colega e amigo Delio Fernández e seis sobre o português José Gonçalves (Caja Rural).

O galego tem, na teoria, uma jornada tranquila, que arranca às 13h00 de Boticas e tem como primeira dificuldade ao quilómetro 20,3, com uma contagem de quarta categoria de Sabroso de Aguiar.

Pouco depois, o pelotão passa pela meta volante de Pedras Salgadas (25,1) para voltar a subir até a Colonos de Paredes, uma montanha de terceira categoria aos 34,8.

Já em Vieira do Vinho, ao quilómetro 103,8, está nova meta volante, o único ‘ponto quente' antes da quarta categoria de Golães (148,2) e da meta volante que coincide com a primeira passagem na meta, em Fafe.

O circuito citadino termina no empedrado da Praça 25 de Abril, com uma provável chegada ao ‘sprint' a estar prevista para as 17:31 horas.