O ciclista colombiano Sergio Henao (Sky) será o último a sair para o contrarrelógio da quarta e última etapa da 39.ª Volta ao Algarve, que liga Castro Marim a Tavira, na tentativa de manter a camisola amarela.

Henao é o melhor posicionado para vencer a Volta ao Algarve e repetir o triunfo que a Sky alcançou no ano passado com o australiano Richie Porte, mas tem o português Rui Costa a apenas três segundos.

O ciclista da Movistar é o penúltimo a sair para a estrada, dois minutos antes do camisola amarela que parte as 13:38. Antes dos dois é Tiago Machado (RadioShack), terceiro classificado, a sair para cumprir os 34,8 quilómetros entre Castro Marim e Tavira.

Com os 10 primeiros separados por apenas 22 segundos, é o alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quickstep) o grande favorito à vitória no "crono" e também na geral.

O vencedor da Volta ao Algarve 2011, bicampeão mundial de contrarrelógio e medalha de prata da especialidade em Londres2012, está a 28 segundos de Henao, na 11.ª posição.

O último classificado, o belga Iljo Keisse, é o primeiro a enfrentar a última etapa, partindo às 11h00. Os 147 ciclistas que restam na "Algarvia" saem para o crono com um minuto de diferença, com exceção dos 12 primeiros, que partem de dois em dois minutos.