Uma homenagem ao ciclista Rui Costa, campeão do mundo, juntou grandes nomes nacionais da modalidade na Póvoa de Varzim, numa organização da Câmara Municipal local e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Corredores como André Cardoso, Tiago Machado, Joni Brandão e Bruno Pires ou os ex-ciclistas Cândido Barbosa, Manuel Zeferino e José Azevedo e até o campeão olímpico de canoagem Fernando Pimenta participaram no extenso programa de atividades organizado.

O homenageado, recém-eleito atleta do ano pela Confederação do Desporto de Portugal, pelo segundo ano consecutivo, enalteceu o convívio de um dia que «ficará para sempre na memória».

«Melhor era impossível. Não contava com tanta gente. Foi muito importante para mim poder retribuir o apoio das pessoas ao longo da temporada, e poder conviver com os amigos», disse Rui Costa, completando: «O importante foi que todos se divertissem e que pudéssemos promover o ciclismo».

Logo de manhã, mais de mil pessoas pedalaram num passeio de cicloturismo, nas ruas da vila de Aguçadoura, terra natal de Rui Costa, numa iniciativa com fins solidários, já que o valor das inscrições reverteu para duas instituições de solidariedade locais.

Da parte da tarde, teve lugar o Circuito Amigos do Rui Costa, uma corrida no centro da Póvoa de Varzim, destinada a corredores mais experientes, em que o vencedor foi o veterano Luís Machado.

No final, o atleta, que é também massagista da equipa de ciclismo do Boavista, desvalorizou o triunfo.

«Normalmente só vejo na televisão estes grandes corredores. Foi bom estar com eles dia bonito para o Rui Costa e para o ciclismo. A vitória não tem significado, o importante foi participar», disse o vencedor da prova.

Também o ciclista André Cardoso vincou a promoção à modalidade feita com esta iniciativa. «Tivemos hoje a correr connosco alguns miúdos que serão o futuro do ciclismo português, temos de lhe dar exemplos e apoiá-los para chegar ao outros patamares».

André Cardoso, que na próxima temporada vai integrar a equipa Garmin, do escalão World Tour, poderá reencontrar o amigo Rui Costa em algumas provas, algo que corredor não vê como «um problema».

«Somos amigos e companheiros de seleção, mas quando estivermos em equipas diferentes a competir, temos de saber lidar com isso com profissionalismo. Mas o importante é fazermos boa figura para elevarmos a imagem do ciclismo português».

Outro dos possíveis adversários de Rui Costa no pelotão internacional será José Azevedo, ex-ciclista e agora diretor desportivo da equipa Katusha.

«Sei que este ano podemos cruzar-nos numa luta direta pela vitória numa prova e que certamente ele vai estar à altura de poder disputar o triunfo numa das grandes voltas», confessou à Lusa.

Já ao cair da noite, a sessão de homenagem a Rui Costa terminou com um jantar convívio, no pavilhão de Aguçadoura, que juntou à mesa cerca de 500 pessoas. O ciclista voltou a desdobrar-se em autógrafos e fotografias, mas estava já focado no regresso ao trabalho.

«Esta segunda-feira vou recomeçar os treinos tendo em vista a nova época. Ainda será uma sessão ligeira para começar a recuperar uma época que espero ser de, pelo menos, igual sucesso», finalizou o corredor.