O ciclista Igor Silva, do Benfica de Luanda, venceu hoje, quarta-feira, a primeira etapa da "Volta Angola", ao fazer 03h46 minutos no percurso de 150 quilómetros da província do Bié a do Huambo.

O ciclista Dário António, também do Benfica de Luanda, ocupou a segunda posição da tabela classificativa com o tempo de 03h47 minutos, enquanto o ciclista Mário de Carvalho quedou-se na terceira posição.

A 1ª edição de volta em Angola, enquadrada nas comemorações dos 40 anos da independência de Angola, conta participação de 91 ciclistas, incluindo estrangeiros africanos e europeus.

Os corredores foram recebidos em apoteose pelos munícipes do Huambo no largo Saidy Mingas, em ato testemunhado pelo governador da província, Kundi Paihama.

Em declarações à imprensa o ciclista Igor Silva considerou a primeira etapa do percurso muito difícil, pois foi necessário muito empenho para superar os obstáculos face a altitude que apresenta o planalto central de Angola.

Já o ciclista Dário António assegurou que vai continuar a fazer jogo de equipa para manter o ritmo competitivo até ao fim desta primeira "Volta Angola.

Falando na receção aos ciclistas, o governador da província do Huambo, Kundi Paihama, afirmou que a realização da prova é mais um dos frutos da paz, augurando uma boa estadia aos ciclistas estrangeiros.

A "Volta Angola", com 11 etapas, cumprirá a segunda fase quinta-feira, com a largada na província do Huambo em direção a de Benguela

A prova possui 13 equipas: Angola (Benfica de Luanda, Santos F. Clube, seleção nacional esperança, hotel Luso, JAIR transportes) e Nocebo/cuca, todas com oito ciclistas cada.

Do estrangeiro participam Portugal, Moçambique, República Democrática do Congo, Cabo verde, África do Sul (com seis ciclistas cada), São Tomé (oito) e França (cinco).