O ciclista português Ivo Oliveira foi hoje desclassificado na prova de perseguição individual da primeira etapa da Taça do Mundo de Pista, que decorreu em Glasgow, Escócia.

Ivo Oliveira foi eliminado por pedalar demasiado perto da roda do polaco Daniel Staniszewski, o corredor que o dobrou.

Staniszewski, que estabeleceu o melhor registo da fase de apuramento e que acabaria por conquistar a prata atrás do francês Sylvain Chavanel, ultrapassou o corredor português a quatro voltas do final.

Na última das 16 voltas, o jovem luso, de 20 anos, aproximou-se demasiado do adversário, o que lhe valeu a desclassificação.

“O Ivo esteve bem nas provas de sábado, mas no domingo de manhã cometeu um erro. Estava a fazer um tempo que lhe permitia cumprir o objetivo – ficar nos dez primeiros e pontuar para o ranking da Taça das Nações -, mas aproximou-se demasiado da roda do adversário. Fica uma lição para o futuro, que faz parte do processo de aprendizagem, mas que não poderá voltar a repetir-se”, assumiu o selecionador Gabriel Mendes, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

No próximo fim de semana, em Apeldoorn, Holanda, Ivo Oliveira regressa às pistas da Taça do Mundo para defender as cores nacionais em scratch, na corrida por pontos e em omnium.