Ivo Oliveira, que foi campeão mundial e europeu júnior de perseguição, é a grande esperança portuguesa para os Europeus de ciclismo em pista sub-23, que começam na terça-feira em Atenas.

A estreia ao mais alto nível de Ivo Oliveira como sub-23 será acompanhada pelas prestações de mais dois portugueses no mesmo escalão, no velódromo olímpico da capital grega - o seu irmão Rui Oliveira e Miguel Amorim.

Ao mesmo tempo, disputam-se os Europeus de juniores, que terão em pista outros três lusos: Soraia Silva, José Sousa e Pedro Preto.

A equipa, orientada pelo selecionador português, Gabriel Mendes, está em Atenas desde sábado a preparar a sua participação, que o técnico espera "de grande entrega e dignidade, na busca das melhores performances".

"Sinto-me orgulhoso do trabalho e esforço que todos os atletas têm desenvolvido até aqui, alguns deles com bastantes contrariedades devido a quedas recentes. Não podemos também deixar de considerar que há cinco anos não tinhamos ciclismo de pista e que não estamos em pé de igualdade com as nações mais fortes", disse ainda Gabriel Mendes.

No primeiro dia de competição, Soraia Silva será a primeira da equipa lusa a entrar em pista, correndo a qualificação de perseguição individual para juniores femininas.

Na mesma disciplina, mas na categoria de sub-23 masculinos, Ivo e Rui Oliveira disputam a qualificação de manhã também, estando a final agendada para a tarde do mesmo dia. Ivo Oliveira vai ainda correr a prova de 1 km contrarrelógio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.