O alemão John Degenkolb, um dos seis ciclistas da Giant-Alpecin atropelados no sábado perto de Alicante, em Espanha, foi hoje submetido a cirurgia numa perna e tratado a ferimentos numa mão e a uma fratura no antebraço.

Em comunicado, a equipa alemã indicou que o ciclista francês Warren Barguil, também envolvido no acidente ocorrido durante um treino, fraturou o pulso.

De acordo com o empresário de John Degenkolb, Jorg Werner, o ciclista alemão deverá ser transportado assim que possível para um hospital especializado em Hamburgo. “Eles têm sorte de ter sobrevivido”, afirmou o agente, escusando-se a especular sobre o tempo de paragem do sprinter alemão, vencedor da Paris-Roubaix e da Milão-San Remo em 2015.

O norte-americano Chad Haga, por seu turno, “foi operado com sucesso” a ferimentos no pescoço e queixo, indicou a Giant-Alpecin, equipa do WorldTour.

Quanto a Warren Barguil, a equipa confirma que o trepador francês de 24 anos sofreu uma fratura no osso escafoide (pulso) e que “pode ser necessária” uma intervenção cirúrgica.

A Max Walscheid, outro dos ciclistas envolvidos no acidente, foram diagnosticadas fraturas numa mão e na tíbia, sendo “provavelmente necessária” uma intervenção cirúrgica. Já o sueco Frederik Ludvigsson e o holandês Ramon Sinkeldam sofreram cortes e contusões em várias partes do corpo.

Numa altura em que circulavam em Benigembla, cerca de uma centena de quilómetros a sul de Valência, os seis ciclistas foram atingidos por uma viatura conduzida por uma cidadã britânica que seguia em contramão.

A Giant-Alpecin mantém uma base de treino permanente em Alicante e um elevado número de equipas profissionais fazes estágios de pré-época no sul de Espanha, para tirar partido do clima mais ameno.

Em 2012, um acidente semelhante causou a morte ao ciclista espanhol Victor Cabedo, da equipa Euskaltel-Euskadi.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.