O ciclista espanhol Jonathan Lastra (Caja Rural) venceu hoje a classifica da Arrábida, ao concluir os 185 quilómetros da prova entre Palmela em Sesimbra em 4:26.54 horas.

O corredor espanhol chegou isolado à meta, no Castelo de Sesimbra, deixando os compatriotas Raul Alarcon (W52-FC Porto), vencedor das últimas duas edições da Volta a Portugal, David De La Fuente (Aviludo-Louletano) na segunda e terceira posições, a 10 e 14 segundos, respetivamente.

João Rodrigues (W52-FC Porto) foi o português mais bem classificado, ao terminar no quarto posto, a 18 segundos de Lastra.

A prova setubalense foi disputada a um ritmo elevado, mas a única fuga bem sucedida ocorreu já na segunda passagem pelo Alto da Serra, já em Sesimbra, com sete corredores a destacarem-se do pelotão.

Foi deste grupo que saíram os candidatos à vitória, com Lastra a conseguir escapar, juntamente com Alexander Vdovin (Lokosphinx), a dois quilómetros da meta, tendo o russo acabado por ser sexto, a 27 segundos do espanhol.

“É uma corrida e uma vitória que nunca esquecerei, porque é a primeira que conquisto enquanto profissional e porque é também a primeira da Caja Rural nesta temporada. O trabalho do Julen Amezqueta foi fenomenal na fase decisiva. Como o tinha na frente pude poupar-se e, a 500 metros, na base da subida, pensei ‘é agora ou nunca’. Arranquei e consegui este triunfo que me deixa muito feliz”, afirmou Lastra, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.