A viver o rescaldo da conquista da Volta à Turquia, o ciclista português José Gonçalves fez uma antevisão do que resta da temporada, confessando à agência Lusa as dificuldades em escolher entre a Volta a Portugal e o Rio2016.

“Depois de ter ganho na Turquia, fiquei muito contente, satisfeito e motivado. Claro que tive uma semana em que não parei quase me casa, a dar entrevistas, [a tirar] fotos, essas coisas que se fazem quando ganhamos. Agora é continuar a trabalhar para as próximas corridas”, começou por dizer à Lusa o português, que esteve em ação no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela no último fim de semana.

O ciclista da Caja Rural, que foi dizendo que, apesar de ser sempre bom correr em Portugal, o pelotão nacional não dá grande futuro e grandes oportunidades aos corredores lusos, tem no seu horizonte próximo duas metas bem conhecidas

“O meu próximo objetivo passa pela Volta a Portugal e pela Volta a Espanha, que é o meu principal objetivo e da equipa”, indicou.

A referência à prova rainha do calendário nacional, que decorre entre 27 de julho e 07 de agosto, suscitou uma dúvida imediata: o que aconteceria se o corredor de Roriz (Barcelos) visse confirmada a sua pré-seleção para os Jogos Olímpicos, que terão lugar no Rio de Janeiro, entre 05 e 21 de agosto?

O tímido e genuíno ciclista inspira antes de conseguir responder: “É complicado. Claro que preferia ir aos Jogos Olímpicos, mas eu também tenho de ver qual é a melhor situação para [preparar] a Volta a Espanha. A Volta a Espanha é a Volta a Espanha, os Jogos Olímpicos são de quatro em quatro anos. Também gostava de ir, mas não sei”.

O mais conhecido dos gémeos Gonçalves – o irmão Domingos é seu colega na equipa espanhola – explicou que, para estar no Rio2016, teria de alterar a planificação desportiva dos próximos meses.

“Eu tenho de fazer alguma corrida antes dos Jogos Olímpicos para ganhar forma, porque se não vou estar parado quase um mês sem competições. Aí chega-se aos Jogos e as pernas não vão”, completou.

Ciente de que a prestação do ano passado na Vuelta, a ‘grande’ Volta em que foi considerado unanimemente pela imprensa especializada como um dos principais protagonistas, o catapultou para a fama mundial, José Gonçalves quer agora dar um passo mais para cumprir um sonho antigo.

“No ano passado, fui uma das revelações da Volta a Espanha, este ano quero é chegar lá e ganhar uma etapa, que foi o que me faltou no ano passado, para dar o salto”, assumiu, revelando que quer transferir-se para uma equipa do WorldTour na próxima temporada.

José Gonçalves frisou que “é o objetivo de cada corredor profissional, chegar ao topo do ciclismo mundial”.

“Está perto, mas falta um pouco”, concluiu o corredor de 27 anos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.