O ciclista português José Silva manteve esta quinta-feira a liderança do Titan Desert, competição de resistência todo-o-terreno que se disputa em Marrocos, depois de terminar em 9.º lugar a quarta etapa, ganha pelo espanhol Colome Oriol.

À entrada para a quinta e penúltima etapa, a realizar sexta-feira, tida como decisiva no que toca à definição do vencedor, José Silva, que lidera desde o início da prova, segura uma vantagem de apenas um segundo para o colombiano Diego Tamayo.

A quarta etapa, que ligou Lamdouare a Erg Znaugui, na distância de 113 quilómetros, foi marcada pela fuga de cerca de 90 quilómetros dos espanhóis Colome Oriol e Juan Pedro Trujillo, que colaboraram entre si ao longo do percurso e decidiram a vitória ao ‘sprint’.

Colome Oriol, que gastou 3:39.48 horas para concluir a etapa, e Pedro Trujillo (3:39.49), cortaram a meta com uma vantagem superior a nove minutos em relação ao terceiro classificado, o também espanhol Miquel Escola (3:49.02).

José Silva registou o tempo de 3:49.13, a nove minutos e 25 segundos de Colome Oriol, e manteve a liderança da prova com um segundo de vantagem sobre o colombiano Siego Tamayo.

A quinta etapa vai ligar sexta-feira Erg Znaigui a Merzouga, na distância de 102,08 quilómetros, com um desnível de 510 metros, a realizar 100 por cento no deserto e com o recurso apenas a GPS.

A etapa apresenta ainda como atrativo suplementar o facto de os três primeiros classificados beneficiarem de 90, 60 e 30 segundos de bonificação.

A Titan Desert, que termina sábado com a realização da sexta e última etapa, é uma prova de ciclismo todo-o-terreno, que passa pela alta montanha e pelo deserto, sempre em grandes distâncias e com condições adversas para os competidores.