O ciclista português José Silva fez hoje uma prova em crescendo até vencer a primeira etapa da Titan Desert, uma competição de resistência todo o terreno que se disputa em Marrocos.

José Silva recuperou muitos lugares e apresentou-se na meta junto ao colombiano Diego Tamayo, que tinha caído um pouco antes, impondo-se no esforço final por um segundo após 115 quilómetros em alta montanha, com três picos no Atlas marroquino.

Com um recorde de 600 ciclistas de 21 países, a competição principiou na localidade berbere de Boumalnes Dades, a cerca de 300 quilómetros de Marraquexe, e sempre a subir, teve desnível máximo de 2.642 metros.

A Titan Desert é uma prova de ciclismo todo o terreno que se define pela “superação pessoal, desafio individual” e que passa pela alta montanha e deserto, sempre em grandes distâncias e com condições adversas.

A competição, que se disputa em seis etapas, prossegue terça-feira com a ligação de Aknouin a Toughach, na distância de 112,820 quilómetros, boa parte deles a descer, com um desnível da meta para a partida de 937 metros.