O ciclista australiano Leigh Howard (Orica-GreenEDGE) somou hoje o seu segundo triunfo no Challenge de Maiorca, ao vencer o troféu Trofeo Alcúdia, numa quarta e última jornada marcada pelo abandono do vencedor do Tour2012, Bradley Wiggins.

Depois de ganhar o Troféu Campos na segunda-feira, Howard voltou a ser o mais forte, batendo na meta, no final de 169,8 quilómetros entre Alcudía e Playa de Muro e 04:15.29 horas de corrida, o belga Maarteen Wynants (Blanco) e o italiano Davide Cimolai (Lampre).

Um grupo de 13 ciclistas animou a etapa, passando na frente nas quatros montanhas do último dos quatro dias da prova maiorquina e sendo alcançado apenas a quatro quilómetros na meta.

A jornada em que os portugueses Rui Costa (Movistar) e Manuel Cardoso (Caja Rual) foram, respetivamente, 44.º e 96.º classificados, teve outros motivos de interesse, o primeiro dos quais o abandono do campeão olímpico Bradley Wiggins.

O britânico da Sky, vencedor da Volta a França de 2012, decidiu retirar-se da sua primeira prova da temporada, depois de ter sido 161.º e 178.º nos primeiros dois dias do Challenge de Maiorca.

O Trofeo Alcúdia foi também a última prova do espanhol Joan Horrach, que em 2002 foi segundo na Volta a Portugal em bicicleta, atrás do companheiro da Milaneza-Maia-MSS Claus Moller, pela menor margem de sempre de todas as edições da prova (cinco segundos).